Em dose única, vacina teve 98% de produção de anticorpos e proteção contra hospitalizações e mortes
A Janssen anunciou hoje, 29/1, que sua vacina contra a COVID-19 é eficaz contra o desenvolvimento da doença com uma dose. Já os dados de segurança e imunogenicidade da vacina foram publicados no dia 13 de janeiro na New England Journal of Medicine, em artigo que constatou a produção de anticorpos em 98% dos participantes após uma dose da vacina.
Essa vacina teve eficácia de 85% na redução de casos graves de COVID-19 no grupo vacinado em comparação ao grupo não vacinado em todos os países onde ocorreram os estudos clínicos. A vacina garantiu 100% de proteção contra hospitalizações e mortes por COVID-19 28 dias depois da vacinação. Passado esse período, nenhum dos participantes foi hospitalizado ou morreu em decorrência da doença.
Quando focamos a eficácia regionalmente, houve diferenças nos diversos países. Nos ensaios clínicos dos Estados Unidos, em casos moderados e graves, a eficácia foi de 72%, enquanto que na América latina foi de 66%. Já na África do Sul foi de 57% por conta da variante mais contagiosa.
Outro aspecto importante é que também não ocorreu nenhum caso de COVID-19 nos participantes vacinados 49 dias após a aplicação da vacina, assegurando assim mais um diferencial para essa vacina, que em breve deve estar aprovada e disponível no Brasil.