Livro oferece informações concisas para o acompanhamento clínico dos portadores de hepatites virais crônicas
As Coordenações Estaduais de DST/Aids-SP e Hepatites Virais de São Paulo lançam o “Guia Prático sobre Elastografia Hepática” ─ dos autores Dimas Carnaúba Júnior, Paulo Roberto Abrão Ferreira; Simone Barros Tenore, Vera Cavalcante Magalhães ─ que tem o objetivo de fornecer informações concisas, práticas e atualizadas para o acompanhamento clínico dos pacientes portadores das hepatites virais crônicas e de outras doenças crônicas do fígado, assim como as novas aplicações da elastografia em outros órgãos.
“Esse guia traz uma importância imensa, pois antigamente tínhamos que fazer biópsia em todos os pacientes e agora podemos avaliar com boa acurácia e ver qual o grau de fibrose de cada um e como isso influencia também na resposta terapêutica. É, sem dúvida, um grande avanço extensivo a várias doenças hepáticas como a esteatose, hepatite B e C entre outras”, explica o infectologista Marcelo Simão, ex-presidente da SBI.
O conhecimento médico está em constante evolução e à proporção que a pesquisa e a experiência clínica ampliam o nosso saber, será necessário alterar os métodos de avaliação e diagnóstico. A elastografia vem se popularizando na prática clínica, inclusive com disponibilidade no SUS. Importante alinharmos o conhecimento sobre o tema para profissionais que atuam tanto na atenção básica quanto na especializada.