No dia mundial das hepatites virais, a Sociedade Brasileira de Infectologia tem como foco abordar essas doenças que atingem mais de 300 milhões de pessoas anualmente e lança vídeos para esclarecimento de dúvidas
Segundo a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), o número de casos e mortes relacionadas às hepatites virais vem crescendo nas Américas. Os dados estão em novo relatório que apontam dez mil novas infecções por hepatite B e 23 mil mortes a cada ano. No caso da hepatite C, são 67 mil novas infecções e 84 mil mortes pela doença anualmente. Além dos números alarmantes, o foram baixo índice de diagnósticos também é uma preocupação: apena 18% das pessoas convivendo com a hepatite B foram diagnosticadas e dessas apenas 3% estão recebendo tratamento; na hepatite C foram apenas 22% dos diagnósticos de doentes crônicos e 18% que estão sob tratamento.
Por conta desses números, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) vem chamar atenção no Julho Amarelo para a importância do diagnóstico precoce e tratamento das hepatites virais no País. Hoje, as hepatites virais são responsáveis por milhares de mortes todos os anos e muitas poderiam ser evitadas (com vacinação) ou tratadas com alto potencial de cura. “É fundamental que todos nós, especialistas, tenhamos uma atenção maior para as hepatites virais e sobretudo que façamos um rastreamento, pois é uma questão de saúde muito séria”, diz Clovis Arns da Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Diagnóstico
Além do alerta para todas as hepatites virais, o Brasil também tem um acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para eliminação da hepatite C, fazendo com que haja um empenho por meio de tratamentos efetivos a todos os pacientes com essa doença. “Tivemos grandes avanços com as hepatites e precisamos diagnosticar mais para evitarmos complicações, além da vacinação como é o caso da hepatite A e B. É um trabalho conjunto e esse alerta é indispensável mesmo em tempos de pandemia, pois as hepatites continuam a nos preocupar”, diz Marcelo Simão, coordenador do Comitê de Hepatites Virais da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Para marcar a data, especialistas da SBI gravaram vídeos com informações sobre cada uma das hepatites virais, falando sobre sintomas, diagnóstico e tratamentos. Assista os links abaixo e fique bem informado!