Novo documento vai ser publicado visando atender necessidades na prática clínica do pós-covid-19
Durante a realização da Cúpula Global do G20, evento realizado nos dias 19 e 20 de novembro de 2024 no Rio de Janeiro, ocorreram diversas reuniões simultâneas para a discussão de temas de relevância mundial, incluindo a saúde pública.
No segundo dia do encontro, o Prof. Dr. Alexandre Naime Barbosa (coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia) participou da mesa-redonda “Standards of Care: Building Consensus Around the Study and Diagnosis of Long COVID”, organizada pela The Economist Group. O objetivo da atividade foi fomentar a construção de um consenso em torno da definição, análise e diagnóstico das condições pós-covid-19 (covid-19 longa), visando beneficiar comunidades locais, regionais e internacionais.
Também estiveram presentes na mesa-redonda outros renomados especialistas como os(as) Profs. Margareth Dalcolmo, Valdilea Veloso, Isabella Ballalai, Viviane Boaventura, Paulo Lotufo e Marco Antônio Sales Dantas de Lima entre outros nomes de destaque na ciência brasileira.
Como resultado dessa importante discussão, será lançado em breve um consenso com um resumo prático e aplicado, que poderá auxiliar em diversos níveis do manejo das condições pós-covid-19. Trata-se de uma condição cada vez mais frequente na prática clínica e que ainda apresenta lacunas significativas na sua abordagem.