E novamente chegamos ao fim de mais um ano. Desafiador, com muito trabalho e dedicação, mas com a satisfação do dever cumprido diante da nossa Sociedade Brasileira de Infectologia. Além da participação em reuniões governamentais, em entidades médicas e eventos nacionais e internacionais, quando somos convidados, observamos um novo momento para a Infectologia e isso nos enche de orgulho.
A procura pelos serviços de residência e o nosso quadro de associados aumentaram, e a atenção dedicada aos infectologistas é cada vez maior. Somos mais requisitados e vistos como uma referência por colegas (médicos e outros profissionais de saúde também), o que demonstra o nosso reconhecimento e importância no ambiente de saúde, na relação com os pacientes, no rigor da prescrição medicamentosa, nos serviços de HIV/Aids, transplantes, imunizações, arboviroses etc.
Mais que uma reflexão, isso é uma constatação nacional. Contudo, esse reconhecimento nos faz pensar, e nos desafia, em como sustentar esse momento tão importante que estamos vivendo aliado com a Infectologia dentro do guarda-chuva da nossa SBI, que se fortalece ano a ano. Temos sim que comemorar, que nos capacitar, nos qualificar e transmitir conhecimento para todas as gerações. Esse é um grande compromisso individual dos infectologistas e coletivo da SBI.
Em nossas áreas exclusivas no site da SBI, por exemplo, oferecemos cursos especializados aos associados e faremos ainda mais em 2025, além de muitos conteúdos exclusivos enviados por diversos canais aos associados adimplentes. É importante que todos façam os cursos e participem dos eventos e essa troca queremos otimizar ainda mais.
Já para leigos, tivemos importantes novidades e reforçamos nossas campanhas de conscientização, as quais estão dando um outro rumo aos temas importantes de saúde pública, com novos projetos de comunicação, o que enriquece e impulsiona as nossas redes sociais como uma fonte de informação e prestação de serviço à sociedade. Temos quase 62 mil seguidores somente no Instagram e isso é um feito para a SBI, com crescimento exponencial. Claro que temos o apoio de todos os comitês, que sempre validam a parte técnica de todos os conteúdos, e agradecemos a colaboração de todos e nos motiva a expandir, ainda mais, o compromisso social da SBI.
A meta é transformar e traduzir conhecimento em saúde para todos. E é isso que estamos fazendo com a diretoria, os comitês e todos os associados que podem e devem se juntar à SBI para nos unirmos ainda mais. E aproveitando esse momento, com essa nova newsletter (aliás mensal e muito bem-vinda), desejamos um excelente 2025 a todos, com muita saúde e prosperidade.
Um abraço,
Alberto Chebabo
Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia