Aos associados da Sociedade Brasileira de Infectologia.
É com grande satisfação que divulgamos a lista final de contemplados para participação, por meio da bolsa concedida pela SBI, na “AIDS 2026, the 26th International AIDS Conference”, a ser realizada no Rio de Janeiro entre 26 e 31 de julho de 2026. Isso tudo foi possível graças ao subsídio da GSK Brasil, à qual somos gratos.
Como já divulgado anteriormente, associados(as) adimplentes que trabalham com pessoas com HIV e que estivessem interessados(as) em obter esse patrocínio submeteram um formulário específico para concorrerem às vagas. Os subsídios puderam incluir passagem aérea, hospedagem e inscrição. Para residentes no município do Rio de Janeiro, foi concedida a inscrição.
A concessão do subsídio foi baseada no mérito do(a)s candidatos(as), privilegiando especialmente a atividade assistencial das pessoas e escolhendo pelo menos uma pessoa de cada região do país. Com o objetivo de evitar a subjetividade e a tendenciosidade humanas, a avaliação do mérito foi realizada por Inteligência Artificial (IA), por meio da plataforma “Claude Code”, a partir de um “script” elaborado por James Richard Hunter, PhD, especialista em estatística e IA (https://lattes.cnpq.br/0116481008723045), que o fez gratuitamente para a SBI. Para cada item, foi atribuída uma nota de 0 a 10, multiplicada pelo respectivo peso (1, 2 ou 10). A classificação obedeceu à ordem decrescente, a partir da maior pontuação. Temos a convicção de que esse tipo de avaliação criada por nós é inovadora, altamente tecnológica, justa e inclusiva.
Foram recebidas 49 aplicações que atenderam aos critérios do Edital, todas avaliadas. Uma delas foi desclassificada por se tratar de um sócio inadimplente. Seis dessas pessoas retiraram a sua postulação ao subsídio por terem recebido, a posteriori, outra fonte de patrocínio.
No total, 42 pessoas receberam algum grau de incentivo: 32 com passagem aérea, inscrição no congresso e estadia; e 10 com a inscrição na conferência (residentes no município do Rio de Janeiro).
Como planejado, as pessoas de todas as regiões brasileiras foram contempladas, sendo 23 do sexo feminino. A totalidade dos recursos financeiros recebidos foi utilizada para a finalidade proposta. Somente as pessoas que se candidataram à proposta puderam receber o patrocínio.
Acreditamos que oferecemos esse benefício aos associados(as) da maneira mais justa e inclusiva possível, característica de nossa especialidade médica. A nossa expectativa é que os sócios(as) contemplados(as) disseminem as informações desse importante congresso científico entre os pares do nosso país. A lista dos que receberam o patrocínio, em ordem alfabética, encontra-se a seguir.
| Sócios contemplados | Estado | |
|---|---|---|
| 1 | Alessandre de Jesus B. Guimarães | PA |
| 2 | Amanda Nazareth Lara | SP |
| 3 | Carine Kolling | SC |
| 4 | César Omar Carranza Tamayo | DF |
| 5 | Claudia Figueiredo Mello. | SP |
| 6 | Diego Lins Guedes. | PE |
| 7 | Eduardo Scarlatelli Pimenta | RJ |
| 8 | Elizabeth Stankiewicz Machado | RJ |
| 9 | Gabriela Geralda de Souza | SC |
| 10 | Gisele Cristina Gosuen | SP |
| 11 | Hélio Ranes Filho | GO |
| 12 | Jadir Rodrigue Fagundes Neto | RJ |
| 13 | Juliana de Souza Lapa | DF |
| 14 | Juliana Georges Freiha | RJ |
| 15 | Jussemara Souza Silva | SP |
| 16 | Kaliana Virgínia Basílio da Silva | PE |
| 17 | Karen Mirna Loro Morejón | SP |
| 18 | Lilian Verena da Silva Carvalho | BA |
| 19 | Lorena Macedo Pestana | RJ |
| 20 | Lucas Rocker Ramos | SP |
| 21 | Luciana Oliveira de Medeiros Marques | DF |
| 22 | Marcélia Soares Barbosa | PE |
| 23 | Marcelo Veiga do Marco | SP |
| 24 | Marcos Davi Gomes de Sousa | DF |
| 25 | Maria do Perpétuo Socorro Costa Corrêa | PA |
| 26 | Mariana de Souza Mastella | SC |
| 27 | Mateus Swarovski Helfer | RS |
| 28 | Mauro Schechter | RJ |
| 29 | Max Igor Banks Ferreira Lopes | SP |
| 30 | Monique do Vale da Silveira | RJ |
| 31 | Rafael Cunha Matiuzzi | RS |
| 32 | Ricardo João Jahara | RJ |
| 33 | Ricardo José Razera | SP |
| 34 | Rita Catarina Medeiros Sousa | PA |
| 35 | Rodrigo Juliano Molina | MG |
| 36 | Rosana Del Bianco | SP |
| 37 | Sávio Vinícius Burity Amorim Nunes Amaral | BA |
| 38 | Tarsila Vieceli | RS |
| 39 | Taylor Endrigo Toscano Olivo | SP |
| 40 | Thalita Fernandes de Abreu | RJ |
| 41 | Valéria Paes Lima | DF |
| 42 | Walter de Araujo Eyer Silva | RJ |
São Paulo, 29 de Junho de 2026
Assina em nome da Diretoria da SBI:

Ricardo Sobhie Diaz
Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Atenciosamente,
Sociedade Brasileira de Infectologia
