Mais de 2500 profissionais de saúde puderam participar do Infecto 2021, um dos mais importantes eventos da especialidade em todo o mundo
Durante o XXII Congresso Brasileiro de Infectologia, o Infecto 2021, realizado pela segunda vez na cidade de Goiânia (GO), de 14 a 17/12/2021, ocorreu uma ampla atualização em doenças infecciosas com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros. Neste ano, a grade científica contou com uma programação abrangente e elaborada para atender todas as áreas e subespecialidades da Infectologia.
Nos quatro dias do evento, realizado de forma híbrida (presencial e virtualmente), médicos puderam debater sobre os mais diferentes assuntos, incluindo atualização em COVID-19, vacinação, resistência antimicrobiana e outras centenas de palestras, mesas redondas e demais atividades que ocorreram nesse período. “Foi um evento desafiador. Atingimos nossos objetivos e o Infecto 2021 foi um sucesso”, disse Christiane Kobal, presidente do evento.
Por conta da pandemia, o Infecto 2021 teve sua data alterada, mas mesmo assim a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) manteve o evento na sua programação bienal. “A pandemia nos exige muito e nós, infectologistas, estamos na linha de frente. Nosso papel é determinante para o enfrentamento da COVID-19. Mesmo nesse cenário, conseguimos realizar o evento de forma exemplar com a colaboração e união de todos em prol da medicina no nosso país”, comentou Clovis Arns da Cunha, presidente da SBI.
Diversas premiações ocorreram, incluindo as tradicionais da SBI e como novidade tivemos os médicos com destaque regional por conta da pandemia de COVID-19. Dessa forma, a SBI reconheceu especialistas de todas as regiões brasileiras e assim foram contemplados infectologistas que desenvolvem trabalhos notáveis. “Isso mostrou que a SBI tem uma abrangência nacional, não só na realização de eventos, mas de reforçar a excelência da nossa especialidade e a real importância para a saúde pública, principalmente nesse período pandêmico”, concluiu Alberto Chebabo, presidente eleito da SBI.
Próximo congresso
Outra novidade é que a cidade de Salvador (BA) foi a escolhida para a realização do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Infectologia, em 2023, mostrando assim a alternância regional desse grande evento, hoje um marco na medicina e na Infectologia brasileira e consolidado há décadas pelo sólido trabalho realizado pela nossa SBI.