Desde o aumento de casos de covid-19, sobretudo a partir de novembro de 2022, a Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda o retorno de uso de máscaras, em especial nos ambientes fechados e com pouca ventilação. Isso é indicado a todas as pessoas, com especial atenção para a terceira idade, imunossuprimidos, soropositivos, oncológicos entre outros grupos.
Além disso, é fundamental que todos apliquem todas as doses da vacina contra covid-19 com o objetivo de proteger cada vez mais a população. Essas medidas visam evitar que o cenário atual de alta nos casos de covid-19 traga um aumento de internações, superlotação nos hospitais e mais mortes, o que preocupa os especialistas.
A SBI alerta que esse cenário de aceleração de casos de covid-19 é decorrente da subvariante Ômicron BQ.1 e outras variantes. Além disso, as festas de fim de ano, número grande de pessoas viajando e um descuido por conta de menos óbitos fez com que o uso de máscara seja bem recomendado até que haja uma alteração no perfil epidemiológico.