Vacinação em Gestantes

No Brasil, a vacinação durante a gravidez é uma parte importante da assistência pré-natal para proteger tanto a mãe quanto o bebê contra doenças infecciosas IV. 

 

É importante destacar que as vacinas recomendadas durante a gravidez são seguras para a mãe e o feto. Elas ajudam a proteger a gestante contra doenças infecciosas e também proporcionam imunidade passiva temporária ao bebê, ajudando a protegê-lo nos primeiros meses de vida. 

 

A Caderneta da Gestantev, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), traz informações sobre vacinação durante a gestação, testes rápidos e exames para a detecção de alterações, cuidados necessários, orientações sobre o parto, direitos da gestante, dicas, pré-natal do pai/parceiro entre outras importantes referências. 

 

Além disso, gestantes devem sempre consultar o seu médico pelo seu pré-natal para obter orientações específicas sobre quais vacinas são recomendadas para elas durante a gravidez, levando em consideração seu histórico médico individual e outras considerações de saúde. 

 

Dentre as vacinas indicadas para a gestante e disponíveis no SUS, estão: vacina dupla adulto (dT), que protege a gestante e o bebê contra o tétano e a difteria; vacina dTpa, que além de proteger a gestante contra difteria, tétano e coqueluche, evita que ela transmita a Bordetella pertussis (coqueluche) ao recém-nascido, permite a transferência de anticorpos maternos ao feto, protegendo-o nos primeiros meses de vida, até que possa ser imunizado com a vacina penta; vacinas Hepatite B, influenza (gripe) e covid-19, indicadas para gestantes em qualquer idade gestacional 

 

No dia 1 de abril desse ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite em bebês, que deve ser aplicada em gestantes no segundo ou terceiro semestre gestacional para proteção do recém-nascido.

Curso oficial da SBI – Online

Para maiores informações, clique aqui.