Com o avanço da vacinação no Brasil alcançamos números expressivos com um total de 26.610.015 doses aplicadas em todo o Brasil só em 2024. O estado que mais imunizou sua população é São Paulo, com mais de quatro milhões de doses aplicadas, tudo em prol de proteger vidas¹.
Recentemente, foram anunciados importantes atualizações no calendário vacinal, trazendo avanços significativos em termos de saúde pública com o foco em conscientizar a população sobre a importância da imunização².
Uma das novidades é a introdução da dose única da vacina contra o HPV em crianças e adolescentes, o que facilita a imunização e garante uma proteção ainda mais eficaz contra o vírus². Essa medida representa um grande avanço na prevenção já que a infecção pelo HPV pode ficar meses e até anos sem se manifestar e é sexualmente transmissível podem levar ao desenvolvimento de câncer de colo do útero e outras doenças relacionadas ao papilomavírus humano².
Outra importante adição ao calendário é a inclusão da vacina contra o VSR (Vírus Sincicial Respiratório) para gestantes que é um dos principais causadores de infecções no trato respiratório de crianças menores de 2 anos causando bronquiolites e pneumonias. Essa medida visa proteger não apenas as mães, mas também os bebês, reduzindo o risco de complicações respiratórias graves durante os primeiros meses de vida³.
Essas atualizações refletem o compromisso contínuo das autoridades de saúde em garantir a eficácia e a abrangência do programa nacional de imunização.
É importante lembrar que cada faixa etária tem sua própria carteira de vacinação que precisa ser seguida para que a criança se desenvolva e se torne um adulto imunizado.
Nos últimos anos houve uma queda na procura de vacinação para as crianças, o que pode trazer graves consequências para as gerações futuras3.
A vacinação é uma das estratégias mais eficazes de prevenção para toda a população e as mais importantes estão disponíveis de forma gratuita pelo SUS que conta com um calendário nacional de vacinação com 20 vacinas que acompanham o ciclo de vida desde a gravidez até os 80+ e protegem o sistema imunológico de doenças graves e até fatais4.
Referências:
Curso oficial da SBI – Online
Para maiores informações, clique aqui.