Com dados epidemiológicos representativos, OMS faz alerta mundial. Europa tem alto risco e Brasil é o oitavo país em número de casos
Atualmente, o surto de monkeypox já possui mais de 16 mil casos confirmados em pelo menos 75 países no mundo e no Brasil, até 26/7/2022, temos 815 casos notificados, em sua maioria no estado de São Paulo. A partir de 23 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto é uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) e o Brasil está em oitavo lugar em número de casos.
O número crescente é uma preocupação de especialistas, sobretudo infectologistas, os quais são mais habilitados para o manejo dessa doença, descoberta em 1958 e que agora teve um aumento em âmbito global, sobretudo na Europa.
A vigilância sanitária está monitorando os casos e os médicos e diante de qualquer suspeita, é fundamental que todos procurem um serviço de saúde com o objetivo de dar o devido encaminhamento para o melhor prognóstico de uma doença que requer isolamento e de relativa facilidade de transmissão.