Pessoas com necessidades diferenciadas e específicas de imunização a uma ampla gama de vacinas, soros e imunoglobulinas que não são ofertadas em postos de saúde ou estão restritas a algumas faixas etárias podem contar com os CRIEs (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais).
O atendimento é gratuito e destinado a pacientes com doenças crônicas ou com o sistema imunológico comprometido por conta de imunodeficiências congênitas (deficiências da imunidade humoral, combinadas da imunidade celular e humoral, do complemento e da função fagocitária), adquiridas (HIV/Aids), câncer, transplantes de órgãos sólidos ou medula e imunodepressão terapêutica.
São os CRIEs os locais indicados para vacinação de portadores de doenças transmissíveis, pessoas que convivem com imunodeprimidos, profissionais de saúde expostos a riscos, viajantes para áreas endêmicas para doenças imunopreveníveis, alérgicos a soros heterólogos, gestantes suscetíveis a varicela, portadores de patologias hemorrágicas e recém-nascidos prematuros ou de baixo peso.
Em todo o país, há pouco mais de 50 CRIEs. Cada estado conta com pelo menos uma unidade. Para ter acesso a uma delas, é preciso apresentar a prescrição com indicação médica e um relatório clínico sobre a condição de saúde. A documentação será avaliada pela equipe do CRIE. Temos que intensificar o uso dos CRIEs para os pacientes que mais necessitam proteção!
A unidade básica de saúde (UBS) mais próxima pode dar mais informações.
Curso oficial da SBI – Online
Para maiores informações, clique aqui.