A vacinação é amplamente reconhecida como uma das estratégias mais eficazes para preservar a saúde da população. Além de prevenir doenças graves, a imunização desempenha um papel fundamental na redução da disseminação de agentes infecciosos na comunidade, fornecendo uma camada de proteção vital para aqueles que não podem ser vacinados devido a condições de saúde I.
Embora muitas pessoas associem vacinação principalmente à infância, os adultos também precisam receber vacinas para garantir que permaneçam protegidos ao longo da vida.
O Programa Nacional de Imunizações do Brasil (PNI) é um dos maiores do mundo e disponibiliza 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação II.
Atualmente, para a população entre 18 anos e 60 anos, estão disponíveis seis vacinas no Sistema Único de Saúde (SUS). São elas: Hepatite B, Difteria e Tétano, Febre Amarela, HPV4 (disponível para pessoas de 9 a 45 anos que convivem com HIV/Aids; pacientes oncológicos em quimioterapia e/ou radioterapia; transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea), Difteria, Tétano, Pertussis (coqueluche) e a Tríplice viral III.
Manter a carteira de vacinação atualizada é um compromisso do cidadão com a sua saúde e de toda a população.
Curso oficial da SBI – Online
Para maiores informações, clique aqui.