Vacinação Adolescentes

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com um calendário de vacinação específico para os adolescentes. Das seis vacinas recomendadas, duas devem ser aplicadas entre os 11 e 14 anos. São elas: a do HPV Papilomavírus humano 6,11,16 e 18 (HPV4 recombinante) que, em dose única, protege contra o Papilomavírus Humano 6,11,16 e 18. Para quem faz parte do grupo (11 e 14 anos) e não se imunizou, é recomendada uma dose de resgate até os 19 anos, 11 meses e 29 dias. A outra vacina para a faixa etária entre 11 e 14 anos é a Meningocócica ACWY (conjugada). Em dose única, ela protege contra meningite meningocócica dos sorogrupos A, C, W e Y1.

 

Existem quatro vacinas destinadas ao público adolescente que, dentro da faixa etária desses jovens, podem ser tomadas a qualquer momento. Uma delas é a Hepatite B recombinante (HB), que protege contra a hepatite B e deve ser feita em três doses, a partir da situação vacinal do indivíduo. A outra vacina indicada, que também está disponível gratuitamente no SUS, é a Difteria e Tétano (dT), com cobertura contra difteria e tétano, manejada em três doses, também seguindo a atualização da carteira vacinal de cada pessoa1.

 

A terceira vacina que também deve fazer parte da rotina preventiva de saúde dos adolescentes é a Febre Amarela (FVA – atenuada), contra a febre amarela. Para quem não foi vacinado até os cinco anos, a recomendação é uma dose única após esse período. Em contrapartida, quem recebeu o imunizante até o quinto ano de vida deve adicionar uma dose de reforço. Por último, a sexta vacina que faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde é a Tríplice Viral. O imunizante protege contra sarampo, caxumba e rubéola e deve ser programado em duas doses durante a adolescência.

 

Referência:

https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/arquivos/calendario-nacional-de-vacinacao-adolescente 

Curso oficial da SBI – Online

Para maiores informações, clique aqui.