Na última década, as metas de cobertura vacinal não têm disso alcançada no Brasil e sofreram uma queda altamente expressiva de quase todas as vacinas. A consequência disso é enorme para a saúde pública, já que grande parte da população fica desprotegida de uma série de doenças. Isso geral, sem dúvida, uma questão altamente preocupante para a saúde pública e faz com que a vacinação esteja no foco de atenção.
Por conta disso e de um compromisso social, a Sociedade Brasileira de Infectologia lança essa campanha de vacinação Tá Vacinado? em 2024 e dessa vez priorizando o público adulto, mas também abordando outras populações também.
Até hoje, a percepção das pessoas ainda é que vacinas são coisas de bebês e crianças e depois não há mais necessidade de se vacinar, seja, na adolescência, na idade adulta ou na terceira idade. Isso é o que a SBI vai trabalhar nesse ano como um alerta a fim de sensibilizar e desmitificar essa questão. Além disso, mostrar que vacina é para todos e que o adulto também precisa estar atento e ter sua carteira de vacinação em dia.
Os benefícios da vacinação, o que dezenas de imunizantes disponíveis trazem de melhorias para a saúde pública evitando quadros graves, idas em prontos socorros, internações e até óbitos são enormes diferenciais e que precisam ser reforçados. Esse é o propósito dessa campanha. Vacina é para proteger o indivíduo, a coletividade e os adultos, sobretudo, devem saber disso, se informar e se vacinar, sempre.
Como já falado anteriormente, a adesão vacinal é um problema seríssimo no Brasil e muito precisa ser feito, desde outras estratégicas de incentivo até mesmo informação adequada para combate às fake news. E diante disso e de tantos outros aspectos, a SBI protagoniza mais uma vez essa uma campanha de âmbito nacional e que vai atingir todos, incluindo seus associados e todos os interessados, sempre com o cunho científico, baseado em evidências e com respaldo de reconhecidos especialistas em imunização da SBI
Curso oficial da SBI – Online
Para maiores informações, clique aqui.