Vacinação é prevenção

A vacina é um dos grandes marcos na história do mundo. Bem como o antibiótico e anestesia, a vacina é um dos inventos da medicina que garantiu que o ser humano pudesse viver até a velhice e com boa qualidade de vida, e não há como negar esse feito.

Por mais que ainda existam forças contrárias, mentiras e mitos, a imunização prova, diariamente, seu poder na prevenção de centenas de doenças e regredir nos esforços de vacinação contínua da população pode trazer verdadeiras tragédias de volta.

A poliomielite, por exemplo, é considerada erradicada no Brasil. Uma doença que vitimou tantas crianças e que, até hoje, podemos encontrar pessoas convivendo com sequelas irreparáveis do encontro com a pólio. Em 2018, nenhum dos 52 países das Américas reportou casos de poliomielite2. O Brasil também já foi considerado livre do sarampo, mas o retrocesso na vacinação, especialmente em países europeus, acabou por levar o Brasil a enfrentar milhares de casos de sarampo em 2018 e 2019!

Isso pode acontecer com a poliomielite se não houve a cobertura de 95% de vacinação das crianças1. Em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a descontinuidade da vacinação durante a pandemia colocaria 80 milhões de crianças em risco, observando-se todas as doenças infectocontagiosas. Essa se tornou uma preocupação tão latente que até a Unicef aderiu à campanha para que as famílias não deixassem de levar as crianças aos postos de saúde, mesmo na vigência da pandemia.

A OMS lançou, em conjunto com várias organizações mundiais como a Unicef e a Fundação Bill e Melinda Gates, o Global Vaccine Action Plan (GVAP) 2011-2020 que traçou planos de vacinação maciça nas diversas regiões do mundo, com planos estratégicos e metodologias de aprendizado com o objetivo de diminuir substancialmente o número de mortes de crianças abaixo dos 5 anos em decorrência de doenças preveníveis por vacinas já disponíveis. Essa ação é a maior já empreendida globalmente, tamanho o impacto que a vacinação em massa tem na vida das populações.

Esses planos colocam as Américas na liderança2 de alguns dos objetivos traçados na eliminação das doenças, mas ainda há um grande caminho a percorrer, mas com a certeza de que é o único caminho.

 

Referências

  1. Sociedade brasileira de imunizações – SBIM, A importância da vacinação – vacinação em dia, 2020.
  2. Progress report e documentos do Regional immunization action plan (RIAP) – OMS, 2018 e 2020.

Curso oficial da SBI – Online

Para maiores informações, clique aqui.