Vacina para todas as idades

A vacinação salva milhões de vidas todos os anos e é largamente reconhecida como uma das intervenções de maior sucesso e com melhor custo-efetividade quando se fala em saúde. Infelizmente, ainda há hoje cerca de 20 milhões de crianças no mundo que não têm acesso às vacinas necessárias1.

Mas é importante lembrar – e não são todos que sabem – que as vacinas protegem pessoas de todas as idades contra doenças. Existem calendários para adolescentes, adultos e para idosos, pois há infecções que são mais comuns na vida adulta e também aquelas que, por conta de variantes, necessitam ser reaplicadas.

Um exemplo é a vacinação contra o HPV, que acompanha a estratégia de eliminação do câncer de colo de útero – um tipo de tumor que é o quarto mais frequente nas mulheres e representa 7,5% das mortes de mulheres por câncer1.

Vacinar garotas e garotos entre 9 e 14 anos, antes que iniciem sua vida sexual, pode garantir a eliminação desse tipo de câncer e alguns países já vêm experimentando esse sucesso como Austrália e Ruanda.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos de idade, todos adultos devem se vacinar ao menos contra as seguintes doenças, caso não as tenha feito na infância: sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano ou tríplice bacteriana (tétano, difteria e coqueluche). Algumas doses são oferecidas em postos públicos de saúde e também em clínicas privadas. O calendário para vacinação de adultos foi estabelecido em 2004, mas a maioria desta parcela da população só se vacina em situações de epidemias ou grandes surtos. ²

O Brasil se destaca com o Programa Nacional de Imunização (PNI) com a vacinação contra Influenza e H1N1, que tem como um dos focos a população acima de 60 anos e vêm obtendo grande sucesso na cobertura.

Infelizmente, não são todas as vacinas que estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e o custo das vacinas pode limitar o acesso, mas ter a iniciativa de consultar seu médico sobre imunização e fazer uma visita regularmente à UBS mais próxima para conhecer quais vacinas estão disponíveis para sua faixa etária são duas atitudes que podem garantir o afastamento de várias doenças.

 

Referências

  1. Health Topics – Organização Mundial da Saúde, 2020
  2. Ministério da Saúde. Calendário de Vacinação. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-de-vacinacao

Curso oficial da SBI – Online

Para maiores informações, clique aqui.