O longo caminho da segurança e eficácia comprovadas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que as vacinas evitem de dois a três milhões de mortes a cada ano. A erradicação da varíola e controle o de diversas doenças, como a poliomielite, o sarampo, a coqueluche e a difteria comprovam a eficácia das vacinas em promover proteção com segurança.

A segurança é garantida por um rigoroso processo de avaliação realizado por órgãos que analisam os dados e eficácia sinalizados em anos de estudos. Todas as etapas seguem padrões éticos que regulam pesquisas desse tipo no mundo inteiro. No Brasil, essa função é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e quem rege as suas ações é o Ministério da Saúde (MS). ¹

Antes que uma vacina seja liberada para aplicação na população, a Anvisa analisa os dados das pesquisas, com o objetivo de certificar que o produto é de fato capaz de prevenir determinada doença sem oferecer riscos à saúde.

 

Etapas

O processo de desenvolvimento das vacinas envolve milhares de pessoas, muitos estudos, além de, em muitas situações, a cooperação de vários órgãos nacionais e internacionais, para garantir a sua eficácia.

De modo geral, é preciso que uma vacina seja aprovada em três fases. A primeira delas é o teste em pequenos grupos para analisar a segurança, efeitos colaterais, dosagem apropriada, método de administração e composição da vacina. Na sequência, a vacina é administrada em centenas de pessoas, contudo, este grupo será composto por mesmas características (por exemplo, idade, sexo) que as pessoas para as quais a vacina se destina a ser aplicada. A última etapa é a testagem administrada a milhares de pessoas para ajudar a garantir que seja segura e eficaz para uso mais amplo. ²

Confirmadas a eficácia e a segurança da vacina, o próximo passo é submeter os estudos aos órgãos reguladores das regiões ou países.

E não é só isso. O acompanhamento de eventos adversos continua acontecendo depois que a vacina é licenciada, o que permite a continuidade de monitoramento da segurança do produto.

Ainda que eventuais reações, como febre e dor local, possam ocorrer após a aplicação de uma vacina, é sempre importante lembrar que os benefícios da imunização são muito maiores que os riscos dessas reações temporárias. ³

As vacinas recebem ainda a chancela de grandes organizações mundiais. O UNICEF, por exemplo, é o maior comprador individual de vacinas do mundo, adquirindo mais de 2 bilhões de doses de vacinas anualmente para imunização de rotina e resposta a surtos em nome de quase 100 países.

 

Referências

Portal Fiocruz. https://portal.fiocruz.br/pergunta/vacinas-sao-seguras

UFRRJ. https://institucional.ufrrj.br/casst/files/2021/02/As-vacinas-sa%cc%83o-seguras.pdf

Perguntas e Respostas sobre Vacinas – UNICEF. https://www.unicef.org/brazil/vacinas-perguntas-e-respostas

Curso oficial da SBI – Online

Para maiores informações, clique aqui.