Idosos têm calendário próprio de vacinação

A vacinação está diretamente relacionada à melhor qualidade e expectativa de vida. Existe um calendário ainda desconhecido de uma parcela da população com outras vacinas que podem trazer grande proteção para a saúde dos idosos. A terceira idade tem uma lista de vacinas importantes nessa faixa etária, além da Influenza (gripe), já tão conhecida: pneumocócicas, herpes zóster, tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche – ou a dupla, apenas difteria e tétano), hepatites A e B, entre outras. meningocócica e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Nem todas são fazem parte do calendário de rotina, obrigatórias porque depende da situação de risco do idoso, comorbidades e nível de exposição, mas o médico que acompanha o paciente deve estar atento para a necessidade de reforço ou de risco de exposição, por exemplo, em viagens ou para aqueles que vivem em residenciais para idosos.

Muitas vacinas são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – exceto a de herpes.

Quem não tem carteira de vacinação, pode retirar gratuitamente em uma unidade básica de saúde (UBS) próximo à residência. O objetivo de imunizar a população com mais de 60 anos é proteger de doenças infecciosas potencialmente graves.

Uma vacina que está no calendário, mas tem indicação somente se o idoso for viajar para uma área de risco, é a de febre amarela. Por isso, a avaliação médica sobre a condição imunológica é importante. Isso porque essa vacina tem um vírus atenuado, ou seja, não é um vírus morto.

Curso oficial da SBI – Online

Para maiores informações, clique aqui.